Coluna Nutrição e Saúde


Compartilhando com vocês dicas e curiosidades sobre o tema Nutrição e Saúde a fim de melhorar o entendimento sobre este tema tão amplo e cheio de discussões. Conto com as sugestões e opiniões de todos vocês, Sheila Mabel Nutricionistas responsável pela Coluna

 

 

Apresenta mais um post.

 

 Celulite - O que é e como evitar?



A celulite, cientificamente chamada de lipodistrofia ginóide pode estar relacionada com o acúmulo de substâncias residuais nos tecidos, provocada por uma dieta desequilibrada, rica em alimentos refinados e pobres em frutas, legumes e verduras. Os depósitos de água, gordura e impurezas em algumas regiões do corpo dão a aparência da celulite, que fica mais evidente quando a pele é pressionada.
A "celulite" atinge até 95% das mulheres, principalmente nas fases sujeitas a alterações hormonais como a puberdade, gravidez e uso de pílulas anticoncepcionais, sendo uma das queixas mais freqüentes em relação à estética. O aspecto de "casca de laranja" causa incômodo e insatisfação com o próprio corpo, levando à procura de uma solução para o problema. As causas que dão origem à celulite não são totalmente conhecidas. Além de uma predisposição hereditária, alterações enzimáticas e hormonais parecem estar envolvidas, diminuindo a quebra das células gordurosas ou aumentando o seu volume.
As regiões mais atingidas pela celulite são aquelas onde as mulheres costumam acumular mais gordura: abdômen, quadris, culotes, nádegas, coxas e pernas.
Outro problema causador da celulite se refere a ingestão exagerada de alimentos gordurosos, como doces e chocolates, que levam a multiplicação das células adiposas debaixo da pele, formando verdadeiras ilhas de gordura que irão deformar a pele.
Para fugir desses famosos “furinhos” muitas pessoas recorrem à lipoaspiração, injeções e tratamentos elétricos, porém, nenhum deles possui os prometidos efeitos duradouros. As condutas que devem ser adotadas pelo paciente estão relacionadas às mudanças de hábitos, como: dietas adequadas, prática de atividade física, atenção aos erros alimentares, melhora da função intestinal e a prática de exercícios físicos.
A mudança de hábitos tem como objetivo principal, a redução do tecido adiposo, a regulação do trânsito intestinal e a diminuição da retenção hídrica. A perda de peso também pode ser interessante para estes casos, porém ela deve acontecer de forma lenta para não agravar o problema. A celulite pode ser tratada, amenizada e prevenida por meio de uma alimentação saudável, prática de exercícios físicos e cuidados dermatológicos.

Causas da celulite


A celulite está ligada a fatores hereditários e sua principal causa está relacionada ao hormônio estrogênio, presente principalmente nas mulheres. Em épocas onde há aumento na produção desse hormônio como gravidez, amamentação, menstruação, pré menopausa e no uso de anticoncepcionais, a celulite pode se agravar. A falta de atividade física e uma dieta inadequada rica em gorduras, também irão contribuir para o aparecimento desta companheira indesejada.

Dicas para ajudar no controle da celulite

- Procure ficar dentro do seu peso ideal;

- Escolha um exercício que lhe dê prazer: Caminhar ao ar livre, pedalar, dançar ou fazer ginástica. Um deles vai se encaixar em seu ritmo de vida;

- Cuide também do emocional. O stress leva a um desequilíbrio de todo o organismo, diminuindo sua vontade de se exercitar e, muitas vezes, a alimentação é utilizada como uma forma de compensar a ansiedade. Procure ter lazer e aumentar o seu contato com a natureza, atividade que sempre renova nossas energias.

- Não fume! O cigarro dificulta a circulação do sangue, aumentando a retenção de toxinas e dificultando a oxigenação dos tecidos.
 



Dicas de Alimentação 

- Evite comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.

- Cuidado com o excesso de Sal. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.

- Controle a ingestão de queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantilly, manteiga e frituras pois são ricos em gorduras.

- Evite bebidas alcoólicas, doces e açúcar, pois são ricos em calorias que serão transformadas em gordura.

- Não fique longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.

- Procure não comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.


O que você deve preferir:

- Refeições ricas em verduras e legumes crus.

- Fazer um maior número de refeições em quantidade pequena.

- Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias.

- Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.

- Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibra e ajudam seu intestino a funcionar melhor.

#  Cuide-se #

Redação Sheilla Mabel 
Nutricionista 


Oferecimento de Clinica D'Corpore:  Rua Sebastião da Costa Pereira, 148-2º Piso - Centro de São João do Paraíso.  Fone: 38 9907-1271

Faça uma visita e confira os serviços em estética, nutrição e outros.
 

Suplementos Nutricionais: Riscos x Benefícios

A preocupação com a saúde e com a estética corporal vem aumentando nos últimos tempos, e com isso, o número de pessoas que procuram academias também tem aumentado juntamente com a procura de suplementos nutricionais para visar um melhor desempenho no exercício.
Segundo o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), suplementos nutricionais são alimentos que servem para complementar com calorias e ou nutrientes a dieta diária de uma pessoa saudável, nos casos em que sua ingestão, a partir da alimentação, seja insuficiente, ou quando a dieta requer suplementação.
Atualmente, muito se fala do uso de suplementos, mas pouco se fala de sua importância e conseqüências. A maioria das pessoas que buscam o aumento de massa muscular ou simplesmente  melhorar  o seu desempenho,  adotam algum tipo de suplemento nutricional na sua dieta, porém a maioria das pessoas  sabem pouco sobre o seu uso e acabam seguindo orientações dadas por outros profissionais, pessoas leigas que desconhecem os riscos do uso indiscriminado desses suplementos alimentares que  podem acarretar em danos a saúde.

A questão da forma física e do peso é muito valorizada no desempenho esportivo e somado a isso, as pessoas buscam a prática de exercícios para se enquadrarem nos modelos de beleza difundidos pela sociedade que é a magreza para as mulheres e os músculos para os homens.
Portanto, atletas e esportistas constituem população de risco para o desenvolvimento de transtornos alimentares (anorexia e bulimia) e transtorno dismórfico (avaliação errada da forma física), pois dependem do físico e da composição corporal para o melhor desempenho no esporte
Outro aspecto a se considerar, é que a maioria dos indivíduos ao utilizar suplemento nutricional seguem a orientação de administração repassada pelo fabricante, como se todas as pessoas tivessem o mesmo perfil nutricional e gasto energético. Porém casa organismo possui uma individualidade bioquímica que deve ser respeitada, por isso também o perigo de seguir dietas da moda ou de revistas, que em sua maioria focam apenas calorias apenas, o que não é seguro.
O consumo  excessivo de  nutrientes e suplementos é sempre muito preocupante. Um dos problemas mais frequentes é a ingestão exagerada de proteínas e aminoácidos presentes em fórmulas que prometem aumento da força e maior definição dos músculos, pois há um limite máximo de consumo diário e, além disso, a proteína consumida em excesso deixa de ser benéfica e causa aumento de peso e sobrecarga hepática.

Já a hipervitaminose ocorre quando existe uma ingestão exagerada de nutrientes, o que passar a ser tóxica ao organismo. Vale lembrar que Atletas e praticantes de atividades físicas não gastam mais vitaminas do que pessoas sedentárias. Os polivitamínicos devem servir apenas para complementar falhas na alimentação, como para qualquer pessoa.
Cabe ressaltar que não são todas as pessoas que podem fazer uso de suplementos, pois cada suplemento tem uma fórmula diferente e alguns componentes são prejudiciais a algumas pessoas, por isso o acompanhamento de um nutricionista é importante. Os hipertensos, por exemplo, não podem tomar suplementos alimentares que tenham um alto nível de cafeína, pois esta acelera o metabolismo e pode causar parada cardíaca. Já os diabéticos devem tomar cuidado com os suplementos, pois muitos contêm altas concentrações de glicose em sua fórmula.
Mas, será que os suplementos alimentares realmente proporcionam o que desejamos e, será que o custo X benefício realmente vale a pena? E quando falo em custo X benefício, não falo apenas dos fatores financeiros, mas também de saúde, de satisfação e, claro, uma possível ilusão que, para muitos terminará em uma grande DESILUSÃO
É sempre bom lembrar que não existem fórmulas mágicas de prescrição de dietas ou suplementos para atletas e muito menos para não atletas. Portanto somente o profissional Nutricionista poderá prescrever uma dieta equilibrada, variada, adequada, de boa qualidade, em uma quantidade ideal para cada indivíduo e verá se realmente é necessário o uso de suplementos.
Redação Sheilla Mabel 
Nutricionista na Clinica D'Corpore

 Facebook

 

 Faça diferente, diga NÃO ao desperdício de alimentos!

 

O Brasil é um dos países que mais desperdiça alimentos no mundo. E mesmo quem tem o costume de deixar “um pouquinho” no prato ajuda a somar números aos índices expressivos de desperdício. Segundo pesquisas, um terço do que se compra de alimentos para uma casa vai para o lixo, enquanto cerca de 65 milhões de pessoas vivem com algum tipo de restrição alimentar no Brasil, de acordo com o IBGE. Os impactos são sentidos pela sociedade e pelo meio ambiente de diversas formas, já que jogar fora o que sobrou no prato não é só se desfazer da comida, mas também desperdiçar a água e energia usados na produção e transporte desses alimentos até a mesa do consumidor.
Vamos fazer diferente, seguem abaixo algumas dicas:

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS 

Planejar suas compras vai fazer com que você compre apenas o necessário. Isso vale principalmente para produtos frescos como verduras e frutas, que estragam com maior facilidade. Para ajudar, faça uma listinha básica contendo os itens que deseja comprar.




FIQUE DE OLHO NA DATA DE VALIDADE

Escolher os itens a serem comprados no supermercado é um processo que deve ser feito com muito cuidado. É preciso sempre estar atento aos rótulos, para saber a procedência, composição e mais importante, a data de validade dos produtos. Assim é possível evitar a compra de produtos que estão vencidos ou então estar em um prazo curto de validade correndo o risco de não ser consumido antes do vencimento e ter como destino o lixo.



 SELECIONE O QUE VAI COMER

Aprenda a colocar no prato somente aquilo que vai comer. Aprenda a controlar o “olho maior que a barriga”. O cuidado do desperdício deve existir em todos os lugares, em casa, em restaurantes e etc.. Em casa, prefira fazer um prato menor, ao invés de enchê-lo sem a certeza de que vai chegar até o final. Em certos restaurantes os clientes que desperdiçam comida são obrigados a pagar multas, portanto é melhor repetir, do que jogar fora.




FIQUE DE OLHO NA QUANTIDADE DE COMIDA A  SER PREPARADA
 
 Faça apenas a quantidade real de comida a ser consumida pela família. O ideal é que você não coloque na panela mais do que vai para o prato, o que acaba gerando o desperdício. Porções de carnes e feijão podem ser armazenadas sob refrigeração em recipientes pequenos, o que contribui no controle desta quantidade e consegue-se dessa forma, ter uma base de alimentos a serem preparados.



                         ESPALHE A IDÉIA DO “NÃO DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS”

Converse com pessoas próximas a você, em especial crianças; mostre a elas o quando é importante usar a consciência na hora de se alimentar.
                                                     REAPROVEITE ALIMENTOS
A técnica do reaproveitamento de alimentos é essencial para ter uma alimentação consciente. Use a criatividade e faça novas receitas com o que você acha que não serve pra nada. Sobras (talos, folhas, cascas e etc.) podem virar sopas, frutas maduras se transformam em geléias e mais uma infinidade de coisas. Que tal uma sopa de folhas de couve-flor e de beterraba e talos de couve? Eu recomendo e adoro, pois faço sempre em casa.


Junto com o planejamento vem a economia! # Fica a dica #


COLUNA NUTRIÇÃO E SAÚDE

Olá galera! Sou nutricionista, formada pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH), trabalho na Prefeitura Municipal de São João do Paraíso/MG e faço parte da equipe Clínica da Estética D’Corpore. Sou completamente apaixonada pela Nutrição e por tudo que envolve os temas saúde e bem estar. A partir de hoje vou estar aqui no “A Voz do Paraíso” compartilhando com vocês dicas e curiosidades sobre o tema Nutrição e Saúde a fim de melhorar o entendimento sobre este tema tão amplo e cheio de discussões. Conto com as sugestões e opiniões de todos vocês!


Redação Nutricionista Sheilla Mabel